TAC sobre Eleições 2012 é quebrado em São Mateus








O Juiz Sergio Murilo de Paula Barros Muniz do TRE – MA  quebrou o termo de ajusto de conduta- TAC, no dia 21 de setembro de 2012, o acordo que normatizava algumas limitações nas eleições 2012 na comarca de São Mateus do Maranhão foi julgado como processo de mandato de segurança.
O relator do processo entendeu que o acordo feriu as decisões do próprio colegiado e disposições da legislação eleitoral vigente. Na contra mão do que pensa a maioria dos tribunais do Brasil o TRE –MA decide que os exageros (mesmo legais) , sejam permitidos,  veja o que em vários municípios do Brasil esses pactos foram realizados e já deram fomento a um  projeto de lei que  já está no Senado, onde será apresentado e posto em discussão pelo senador Pedro Taques (PDT-MT), e em discussão no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) para ser recomendado para promotores de todo o país. Vide restante da matéria  aqui 

Contudo que bom que falta menos de duas semanas para o grande apogeu desse período, a eleição e acredito que o “quebramento” desse pacto não interfira e que nesse ínterim os candidatos possam pelo menos respeitar alguns dos pressupostos do finado TAC. Alguns pontos foram até bom ter caído por terra, os que já eram tidos como “culturais” para os eleitores, outros não,  poderiam continuar. Mas o TAC foi bom enquanto durou quem sabe nas próximas eleições se torne lei?  Agora além da justiça o povo poderia participar mais profundamente da criação dessa lei com audiências públicas.  

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.