Espera a esperança...


 Por: Cleyton Ferreira Lima




Tu vens, Tu vens
Eu ja escuto os teus sinais
Tu vens, Tu vens
Eu ja escuto os teus sinais...
Alceu Valença com a música anunciação é nosso pano de fundo, para discutirmos esse climazinho de fim de ano, de fim dos tempos, fim de ciclos, fim de governo...

Estamos no final de 2012, e dizem que o mundo vai acabar no dia 21/12/2012. Essa previsão surgiu por causa de um calendário usado pelos Maias no auge de sua civilização que encerra justamente no dia 21 de dezembro deste ano, seria o fim do mundo?. A ideia do apocalipse em 2012 fez sucesso, gerou filmes, livros, palestras e programas de TV. Essa estória é um processo que começou quando o artista e escritor americano José Argüelles publicou o livro "O Fator Maia". Nele, Argüelles misturava seus estudos sobre o fim do calendário maia com suas próprias idéias, ligadas à astrologia e nova era.
Mas os Maias não esperavam pelo fim do mundo. Na verdade, eles não pensavam no tempo de modo linear, e sim de modo mais cíclico. Após chegar à data final, o calendário simplesmente se reiniciaria, assim como o nosso passa do 31 de dezembro para 1 de janeiro.
No entanto como diz Zeca Baleiro na música Drumembêis
tá todo mundo com medo do fim do mundo 
mas pior que o fim do mundo 
para mim é o fim do mês”
  

Para os cristãos católicos é tempo de espera, tempo do Advento a espera do nascimento de Jesus libertador. Mas o Jesus de Nazaré certa feita teria dito que “não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Penso que ele quis dizer: relaxa meu povo...

A ansiedade está no ar...

“A pressa é a velocidade descontrolada, aquilo que leva a um empecilho, a uma dificuldade, leva ao erro e à distração com maior facilidade”, Mario Sergio Cortella- Filósofo contemporâneo.
Cortella alerta para o fato de hoje estarmos tão acostumados a fazer tudo correndo que não achamos mais esse modo de viver um problema, e sim uma obrigação.
Hoje em São Mateus há essa ansiedade sobre alguns questionamentos quanto ao futuro da cidade, quem serão os secretários, onde funcionarão os órgãos e principalmente o hospital... é normal.
O prefeito eleito da cidade Miltinho Aragão (PSB) está com uma equipe verificando um diagnóstico da prefeitura, que nada mais é que a coleta de dados e informações da realidade sobre a qual se pretende atual. São informações que orientam a tomada de decisão do novo prefeito. Está previsto para dia 15 de dezembro a declaração dos nomes dos secretários, hoje há algumas especulações, mas nada de concreto.
O prefeito eleito está vendo também as equipe técnica de assessória para começar bem o Governo e não deixar a coisa parar.  Deve também vê a reforma administrativa, se vai ser criada, extinta ou unificada alguma secretaria. Tudo isso de fato gera ansiedade, mas o melhor é esperar, podemos sim, como população cobrar que as escolhas sejam bem feitas e que a esperança depositada no novo prefeito seja concretizada a partir de 2013.  Agora é tempo de esperar a esperança, vem ai uma nova gestão, já se escuta os sinais...

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.