Guarda Municipal de São Mateus será chamada.


imagem ilustrativa 
A Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão quer acelerar a convocação dos aprovados no concurso público da Guarda Municipal. As provas foram realizadas em 2009, e foi uma promessa de campanha do prefeito Miltinho Aragão em 2012 que convocaria a Guarda Municipal.

Como blogueiro recebo periodicamente mensagem dos aprovados, para saber quando será essa convocação uma diz assim: "Fiz o concurso e até agora nada, queria saber quando vão nos chamar, acredito muito no novo prefeito e espero que em breve ele nos chame, por favor, Cleyton sempre leio seu blog assim que tiver noticia nos avise”

Conversei com o pessoal da prefeitura responsável pela convocação de pessoa do concurso que tem validade até o final de 2013, e o encaminhamento é que já está tudo pronto para a convocação, e se tudo dê certo ainda nesse começo do mês de março será convocado a tão sonhada guarda municipal de São Mateus.

Diz a Constituição Federal:
“Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, (…)
§ 8º – Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.”

Hoje é mais que notória a importância dos Municípios no contexto da segurança pública. O Estado hoje não comporta mais, sozinho, tamanha responsabilidade no que diz respeito à ordem pública e preservação do patrimônio.A segurança pública Municipal no Brasil hoje é uma realidade e um dos grandes braços desta realidade, sem dúvida, é a Guarda Municipal.
De fato, o apoio da Guarda na prevenção de crimes é o futuro da segurança pública em sociedade, mas temos que observar que a Guarda é o que o Município tem de mais próximo, em termos humanos, do cidadão.

A presença da Guarda como agente de segurança pode, como complementação, inibir a atividade de indivíduos que, a margem da sociedade, infringe a lei e ordem coletiva e individual.Exercer a atividade de Guarda Municipal hoje é, sem dúvida, uma responsabilidade grande, pois é um órgão de competência do Município e, como tal, deve representá-lo de forma ilibada e competente.

Trazer a Guarda junto à sociedade e ao cidadão é dever do Município. É a forma mais forte e direta de participação do Município na segurança cidadã.





0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.