Carteira do Idoso está sendo expedia no CRAS de São Mateus.



A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda,  já expediu centenas de carteiras de idosos só nestes primeiros 100 dias de 2013.

A Carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). A carteira deve ser gerada apenas para as pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.

A Carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e o Número de Identificação Social (NIS), além da foto. O benefício da gratuidade e o desconto no valor das passagens interestaduais aos idosos nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário é um direito assegurado pelo Estatuto do Idoso, de 2003. Atualmente, os idosos com comprovante de renda já têm acesso a descontos ou gratuidade em viagens interestaduais.

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) é  responsável pela inscrição para a expedição das carteiras. É necessário, no momento da solicitação, levar uma foto 3x4 e a cópia de identidade e comprovante de residência.
A Assistente Social e coordenadora do CRAS Nida Sousa Silva afirma que existe um procedimento padrão para a solicitação da carteira do idoso: "Tanto a solicitação quanto o recebimento da carteira é feito no CRAS. De lá e realizado o cadastramento e impressão e depois e levado para a assinatura da secretária ou adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, e só depois disso a carteira retorna para o CRAS de origem e chega às mãos dos usuários", explica.
O CRAS de São Mateus fica na Av. Rodoviaria Centro N° 903 próximo aos Correios. Com atendimento de segunda a sexta das 8:00h às 12:00h e das 14:00 às 18:00h. 

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.