São Mateus do Maranhão recebe representante da Presidência da Republica para falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.




Na tarde deste Domingo (07) o Secretario Adjunto Municipal de Desenvolvimento Social Cleyton Ferreira Lima e o de  Cultura , Turismo e Juventude, Altemir Miranda, receberam na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o representante da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais, senhor Ubirajara Augusto, e o articulador do núcleo de Codó Ribamar Costa que cordialmente convidou os secretários adjuntos para fomentarem a implantação do Núcleo ODM em São Mateus (núcleo dos Objetivo de Desenvolvimento do Milênio).   A criação de Núcleos Municipais vem atender à estratégia sugerida pela Organização das Nações Unidas(ONU) de levar os ODM para mais próximo dos cidadãos. A sugestão foi feita em 2010 durante reunião feita com os países que integram o sistema ONU para avaliar o cumprimento dos Objetivos do Milênio até 2015.

Essa iniciativa tem a finalidade de impulsionar os países a alcançarem as metas. No caso do Brasil, a situação é bastante confortável em relação aos ODM, mesmo assim, quando os indicadores são desmembrados para os estados e municípios, percebe-se que em muitas localidades a situação é desfavorável. O grande desafio que o Brasil tem pela frente é municipalizar os ODM. São Mateus do Maranhão vem se somar a centenas de municípios brasileiros que já instituíram seus Núcleos Municipais.

Ainda esse mês o município estará agendando uma nova visita do senhor Ubirajara Augusto para debater os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no município. O objetivo é disseminar as Metas do Milênio para o município entre todas as secretarias e sociedade civil organizada.

*As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:




1 - Acabar com a fome e a miséria

2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos

3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4 - Reduzir a mortalidade infantil

5 - Melhorar a saúde das gestantes

6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças

7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento 

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.