Seminário sobre o projeto de Irrigação Salangô foi um sucesso


Foi um sucesso o Seminário sobre o projeto de Irrigação Salangô, um dos mais importantes projetos de irrigação do nordeste e o segundo maior do país, é destinado aos agricultores familiares para a produção de grãos e cereais.


O seminário terminou na tarde deste sábado (06) centenas de agricultores se reuniram em oficinas para apontar as principais reivindicações para que de fato possa acontecer a revitalização do projeto. O Salangô passou praticamente 20  anos abandonado e somente agora, por meio do atual prefeito Miltinho Aragão é que o projeto voltou a ser rediscutido, durante os dois dias de seminários,autoridades e agricultores discutiram sobre as principais necessidades para que de fato este importante projeto seja executado.


A implementação do programa de irrigação pública no Brasil iniciou-se na década de 1960, caracterizando-se pela implantação de projetos públicos de irrigação como fator de dinamização da economia regional, geração de empregos, retenção de migrantes e redução da pobreza (Passador, Passador e Moreira, 2009).

A irrigação é uma prática agrícola com uso intensivo de tecnologia, que coloca o recurso produtivo água sob controle do agricultor, eliminando riscos de perdas ocasionadas por estiagens e secas. Ao mesmo tempo, possibilita maior produtividade pelo uso mais eficiente de insumos, como máquinas, equipamentos, fertilizantes, defensivos, sementes melhoradas, energia elétrica e mão de obra (Proni, 1986). Ou seja o Projeto que outrora estava esquecido, ou só visto pelos pontos negativos que o paralisaram, hoje esta sendo discutido com outro paradigma - o de revitalização.

"Infelizmente os gestores que passaram por São Mateus não tiveram a mesma capacidade que Miltinho em chamar a discussão de revitalização deste importante projeto" citou o Secretário de Estado da Agricultura Cláudio Azevedo.

A Cidade de São Mateus do Maranhão está há 180 km da capital maranhense e conseqüentemente do maior porto em profundidade do Brasil que o Porto do Itaqui, o que facilitará a exportação dos grãos aqui produzidos para outros países, elevando ainda mais a economia agrícola do Maranhão. É válido lembrar ainda que a cidade está entre duas importantes capitais nordestinas São Luis ao norte e Teresina ao Sul, trajeto feito em poucas horas devido a facilidade do transporte pelas BR’s 135 e 316.

Para o Prefeito Miltinho Aragão que assumiu a prefeitura do município em janeiro deste ano, a revitalização do Projeto de Irrigação Salangô será a coroação na realização paralela das ações que estão sendo feitas desde o inicio do seu governo por toda a cidade de São Mateus.

"A revitalização já começou de forma a facilitar o processo, foi da prefeitura que partiu a discussão, se a prefeitura por meio do prefeito Miltinho a quem parabenizo pela coragem, está interessada neste projeto, significa dizer que agora o Projeto se tornará realidade e a CODEVASF fará todos os esforço para que isso aconteça" destacou João Martins superintendente da 8ª Regional da CODEVASF

Durante o seminário passaram diversas autoridades, entre elas o Deputado Federal Carlos Brandão (PSDB), os deputados Estaduais Jota Pinto (PHS) e Rubens Jr. (PCdoB), os Secretários de Estado Cláudio Azevedo (Agricultura) e Pedro Fernandes (Educação), o Ex Dep. Estadual Domingos Paes, Solimar Alves (Prefeito de Matões do Norte), Dr. Orando vice-prefeito de Presidente Dutra, da Sec.Adj. de Educação do MA Sra. Conceição Andrade, João Martins superintendente da CODEVASF-MA, Dona Graça Gerente Regional do Sebrae/Bacabal entre outros políticos locais como vereadores e Secretários Municipais.

Foi falado durante os dois dias de seminário sobre as linhas de créditos para a agricultura familiar e situação atual dos contratos a serem prorrogados (BB, BNB e B. da Amazônia); Oficinas de políticas públicas, onde foi socializado com cada setor político como Assistência Social, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura e outros fazendo no final um texto geral de proposta para a revitalização do Projeto com a participação dos próprios agricultores e com a  intersetorialidade da administração municipal.
Na noite do dia 05 teve até noite cultural , com Boi Diamante, Grupo de Capoeira de São Mateus, Voz e Violão entre outras. Artesanato local e comida típica embelezaram a tema em frete o local do evento (Escola Senna Rosa).

A culminância do seminário foi à visita das autoridades ao Projeto de Irrigação Salangô situado na área rural do município.
Só foi o primeiro passo, mas o mais importante foi a provocação feita pelo prefeito e acatada pelo Estado, a União e principalmente pelos agricultores.  


0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.