São Mateus participam de Seminário sobre “A Intersetorialidade do Programa Bolsa Família no Estado do Maranhão”


Qualificar a atuação dos gestores, coordenadores e técnicos municipais das Políticas de Assistência Social, Saúde, Educação e membros das instâncias da gestão e do controle social do Programa Bolsa Família (PBF). Esse foi o principal objetivo do Seminário “A Intersetorialidade do Programa Bolsa Família no Estado do Maranhão”, realizado pelas Secretarias de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís nesta semana.
A abertura do seminário, foi dia  (9), contou com a presença do vice-governador Washington Luiz Oliveira; dos secretários de Estado Luiza Oliveira (Sedihc); Fernando Fialho (Sedes); Pedro Fernandes (Educação); entre outros gestores estaduais; representantes dos ministérios da Assistência Social; da Educação; e da Saúde; além de prefeitos, secretários municipais e gestores das políticas públicas de Assistência Social, Saúde e Educação dos 217 municípios maranhenses.


“Nossa meta é erradicar a pobreza extrema no Maranhão”, declarou Washington Luiz.
 “Precisamos qualificar os técnicos do Programa Busca Ativa para identificarmos as famílias que ainda não são assistidas pelo programa. Além disso, o programa precisa ser fortalecido e atuar descentralizado, mas, ao mesmo tempo, integrado para que as políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social atendam à nossa população”, ressaltou o vice governador.

Para a secretária Luiza Oliveira, a iniciativa é voltada para fortalecimento do programa está  mapeando o estado e identificando os que ainda precisam ser atendidos pelo Bolsa Família. “Esperamos combater a pobreza, apoiando os gestores municipais, intensificando a intersetorialidade das ações sociais”, destacou.
No Maranhão, 948 mil famílias são atendidas pelo Bolsa Família, programa que garante renda aos mais carentes. “Nossa expectativa é de mudar esse contexto e avançar nas ações intersetorializadas para que o futuro seja diferente no futuro”, declarou.
O secretário Fernando Fialho afirmou que o que o governo estadual vai investir no fortalecimento do programa implantando Centros de Referência de Assistência Social em todos os municípios maranhenses. “Os 100 primeiros CRAS serão licitados até o mês de maio. As unidades serão entregues aos municípios totalmente equipados”, revelou Fialho.
O município de São Mateus do Maranhão esta na agenda desses CRAS’s, a prefeitura já tem o terreno onde será construído o CRAS.
O seminário veio promover debates sobre Fortalecendo as Políticas Intersetoriais (Assistência Social, Saúde e Educação) na execução do Programa Bolsa Família; A Segurança de Renda como função da Seguridade e da Política de Assistência Social no Sistema Único de Assistência Social; A centralidade na família: Orientações sobre metodologias de trabalho com os beneficiários do Programa Bolsa Família; O Cadastro Único como ferramenta de planejamento e gestão de Políticas Públicas e o papel institucional da Caixa Econômica Federal no Cadastro Único e no Programa Bolsa.
Durante todos os dias do evento, estandes estavam montados para orientações aos municípios sobre os serviços da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Federação da Indústria do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal de Educação do Maranhão (Ifma), Serviço Nacional de Empregos (Sine) e Banco do Brasil.
De São Mateus estavam presente a operadora Master do Programa Bolsa Família Janaina  e o Coordenador do Cadúnico senhor Roberto Bernini, além da assessora da área de Assistência Social no município a assistente social Neusa Muniz. 

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.