Encontro de Lideranças Políticas e Sociais é realizada em Cantanhede.



A Diocese de Coroatá, fomentadora do MPPU (movimento político pela unidade) realizou o XXI encontro de Lideranças Políticas e Sociais da diocese de Coroatá no Centro Paroquial de Cantanhede no sábado dia 22.
O encontro tem como base reunir duas vezes por ano as lideranças políticas e sociais da região composta por  dezesseis municípios que fazem parte da Diocese de Coroatá,  onde são debatidos temas que influenciam a questão social econômica da região e do estado, transparência na aplicação dos recursos públicos e o fortalecimento democrático.



O Prefeito de São Mateus Miltinho Aragão esteve presente no encontro - pela primeira vez um e prefeito de São Mateus participou desse encontro. Além do prefeito, o Secretario em exercício de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Cleyton Ferreira Lima, o Secretario adjunto de Cultura, Turismo e Juventude Altemir Miranda e a assessora Ana Paula representaram o município neste importante encontro  da região.

Os prefeitos Maninho de Alto Alegre do Maranhão; Padre Josias de Peritoró; Edivaldo de Vargem Grande; José Martinho de Cantanhede, entre outras lideranças da região  discutiram a importância da unidade no combate as mazelas que atingem os municípios da diocese. O deputado estadual Fabio Braga também participou do encontro e levará essa experiência propositiva para a assembleia.
Um sinal importante de amadurecimento politico na região, antes membros vereadores e da sociedade civil participavam ou um ou outro prefeito, mas esse foi bem representado, o que significa que a semente esta brotando, o próprio Miltinho Aragão é fruto dessa semente que deste a época de Padre Claudio e de Dom Reinaldo já discutiam esse tipo de articulação. Miltinho participou dos primeiros encontros desse movimento em Coroatá.
         O tema principal foi a Juventude, os desafios de efetivação de politicas publicas para esse publico. Nesse mesmo sentido a questão das drogas foi pontuada e saiu bons encanamentos para combater esse mal, como um trabalho em conjunto entre os municípios, e principalmente com o judiciário.  
      Nas falas também foi pontuado sobre o movimento que esta acontecendo em todo Brasil, a efervescência da democracia está no ar. E que devemos ouvir esse clamor, e buscar sabedoria para dá respostas as questões em pautas.
         A assistente Social Ivete, pontou alguns pontos importantes de politicas sociais do governo federal que podem ser potencializadas nos municípios para fortalecer os vínculos famílias e prevenir a vulnerabilidade e risco social da juventude.
No final o Bispo da Diocese Dom Sebastião Bandeira colocou em votação o novo município para sediar o encontro, São Mateus foi escolhido e no final do ano receberá as lideranças politicas e sociais da região.


Essas ações já são sinais da mudança da Política do Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.