PREFEITO E PREFEITURA PERTO DE CASA - LAJE DO CURRAL E VILA NOVA.





Por Juvenil Gonçalves

Última sexta-feira dia 07 de junho do corrente ano no povoado Lajes do Curral a Prefeitura e a Câmara Municipal de São Mateus do Maranhão realizaram mais uma ação social em prol dos habitantes daquela localidade e demais regiões circunvizinhas.

O comitiva foi formada por médicos, odontólogos, professoras e professores, assistentes sociais, outros profissionais e servidores dos setores administrativos do Município, além de assessores, secretários e o prefeito Miltinho Aragão que prestaram atendimentos à população através do programa denominado de PREFEITO E PREFEITURA PERTO DE CASA . Nesta nova modalidade de governar, a administração municipal é transferida por um dia para um povoado, que recebe inúmeros servidores e uma estrutura totalmente equipada incluindo todas as secretarias que prestam, praticamente, todos os serviços públicos. 

Além das Lajes do Curral- Vila Nova, já foram realizada edição do programa nos povoados Timbaúba e Barro Preto que atenderam cerca de duas mil pessoas com assistência médica, odontológica, bolsa família, educação, assistência jurídica, atividades culturais etc. 

De uma forma geral, na área da saúde são feitos exames médicos e procedimentos odontológicos, aferição de pressão arterial e glicemia, tiragem sanguínea, vacinação, coletado material para exames preventivos, ministradas palestras e distribuídos kits de higiene bucal, entre outros serviços.


Na educação, são foram tiradas dúvidas a respeito de matrículas de jovens e adultos (Programas de Alfabetização de Adultos), além de oficinas de leitura, pintura e colagem de gravuras e pinturas, e apresentadas peças de teatro. 


Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social orientaram a respeito de vários programas sociais, emitem carteira do idoso, fizeram atualização dos cadastramentos no programa Bolsa Família, e peça de teatro sobre  exploração sexual de crianças e adolescentes pelo Projovem adolescente,  e a Secretaria da Mulher ofereceu diversos procedimentos de beleza, como o corte de cabelos, penteados, limpeza de pele e outros serviços na área de estética.

A Secretaria de Agricultura e Pesca promoveu palestras e orientam os produtores rurais sobre a regularização fundiária, microcrédito, regularização de empresas, e promoveram palestras sobre técnicas de produção e capacitação rural e preservação do meio ambiente.

A Secretaria de Infraestrutura equipadas com uma patrol, um rolo compactador e várias caçambas fizeram limpeza das ruas e terraplanagem na estrada de acesso do povoado à BR.

O programa PREFEITO E PREFEITURA PERTO DE CASA foi iniciado no mês de maio deste ano, com o objetivo de levar os benefícios da administração pública a todas as localidades da zona rural e também aos bairros. O Prefeito Miltinho deixou bem claro que vai, cada vez mais, intensificar essas ações, que permitem o atendimento das pessoas onde elas moram, sem ser necessário que se desloquem para a cidade, portanto sem despesas nem transtornos.


A Ascom ainda informa que:  O Prefeito Miltinho Aragão (PSB) passou todo o dia na comunidade e pode conversar de perto com os moradores e acompanhar as ações que eram desenvolvidas pelas secretarias aos moradores dos povoados Lage do Curra, Vila Nova e Barro Vermelho.
"Embora estes serviços serem oferecidos no dia-a-dia, um projeto como este acaba tendo um poder impressionante de mobilizar as pessoas e neste caso, mobilizou toda uma comunidade", destacou o prefeito.

Ao final da cerimônia de abertura o Prefeito anunciou que nos próximos 60 dias o Povoado Lage do Curral receberá uma Ambulância que ficará a disposição da comunidades e distritos vizinhos 24h por dia além de investimentos municipais para a construção do primeiro Posto de Saúde da comunidade além de uma casa de apoio aos professores que trabalham na comunidades em sua maioria profissionais habitantes de São Mateus, segundo o prefeito a casa oferecerá todo o conforto necessário para que os profissionais possam trabalhar durante a semana na comunidade. O povoado que a anos sofria com a falta d'agua hoje conta com um sistema de abastecimento funcionando graças a recuperação da bomba feita pelo novo governo municipal, a ampliação do sistema também foi anunciada pelo prefeito.
"Isso é um acontecimento muito bom para nosso povoado, nunca vi isso na minha vida em todo o tempo que moro aqui na Lage, o prefeito tá cumprindo o que prometeu quando ele veio aqui na campanha, coisa que nós só via se fosse na cidade, agora tá bem aqui perto de nossa casa" comemorou a dona de casa Maria de Lourdes moradora do Povoado Lage do Curral.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.