Cidade de São Mateus do Maranhão-MA. parte 1


Com ajuda dos amigos conterrâneo e a pedido dos filhos da “terrinha” que vivem no sul, no norte do Brasil e até no exterior, começo hoje uma serie sobre fatos históricos sobre nossa querida Cidade de São Mateus.
A cidade de São Mateus do maranhão foi criada pela lei de numero 2.170, em 26 de dezembro de 1961, no governo de Newton de Barros Bello.
O município situa-se ás margens da BR-135, na porção central do estado do Maranhão, a 186 quilometro da capital São Luis. Limita-se ao Norte com Arari e Cantanhede, ao Sul com Bacabal e Coroatá, a Leste com Pirapemas e Coroatá e a Oeste com Bacabal e Lago Verde.
Sua área total é de 715 quilômetros. Uma planície, com 44 metros de altitude, o ponto culminante é o Morro dos Cocos, localizado entre os povoados de Água Preta e Sumaúma.
A bacia hidrográfica do município é constituída pelos rios Capuro, Peritoró e Mearim, Igarapés; Lurico e Capino, alem dos logos Verde, Veados, Salangô, Muricim, Grande, Jardim e Urubu.
O clima do município de São Mateus do Maranhão é quente e úmido e a vegetação é caracterizada pela existência de florestas e campos, com grande predominância de babaçuais.
Quanto ao aspecto econômico a cidade destaca-se na agricultura, com cultivo de arroz, milho e feijão e mandioca. Indústrias manufatureira de transformação da matéria prima , beneficiamento de arroz e serrarias de madeira. O comercio é outro ponto que tem se destacado na cidade com inclusive vindo da capital lojas de moveis e eletros. Alem das barracas de lanches ao redor da Avenida Rodoviária onde recebe clientes da cidade como de pessoas que passam pela BR-135. Com o senso de 2007 o número de habitantes é de 37. 957.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante esssa colocação sobre a nossa cidade.. o povo tem que vê essas informações sobre a nossa amada cidade, muito inteligente as suas colocações. parabéns


Netto Aragão

BRAÚNA JÚNIOR disse...

Por certo há um equívoco, ou mesmo desídia no momento da pesquisa sobre a cidade de São Mateus, qual seja, a ausência no histórico do Sr. Alexandre Costa, grande latifundiário, proprietário de toda terra do lado esquerdo da cidade(sentido São Luis-São Mateus), foi vereador, grande comerciante, promoveu condições de sustento para as famílias daquela época, década de 40.
Fez inúmeras doações de terras para que o povo empreendesse no setor do agro-negócio.
Alguns remanescentes moram em São Mateus, os quais destaco D. Teresa Costa(filha), Milson Costa(neto), Milton Costa "Vavá"(neto), Ana Furtado(neta), dentre outros...
Falar da cidade de São Mateus, sem registar o nome do Sr. Alexandre Costa é inescusável, tendo em vista o legado que deixou para essa respeitável e profícua cidade!
Por Airton Braga Braúna Júnior(neto do Sr. Alexandre Costa)

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.