Moradores de São Mateus na rede de Defesa de Direito e Cidadania


Reuniram-se em São Mateus ontem, o Juiz de Direto Jorge Moreno (juiz de Santa Quitéria do Maranhão -afastado) e a equipe da Rede de Defesa do Direito e Cidadania da região, que a mais de dois anos está semeando o conhecimento e o empoderamento da cidadania .
Estiveram presentes moradores, representantes de igrejas, representantes de movimentos sociais e acadêmicos do cursos de Serviço Social pela Unitins em São Mateus. Foi feito um balanço do ano de 2008 que teve: formação dos militantes da rede e a fiscalização na prestação de contas nas prefeituras.
Para esse ano ainda vai ser planejado eventos em conjunto e algumas formações sobre o combate a corrupção nos Órgãos Públicos que é o maior violador de direitos do cidadão.
Para isso devemos sair do comodismos, que é quase natural em nós. Quem cria valores são os grupos sociais, quem consegue a garantia são eles e não o Poder Publico.
Mais para isso não basta se indignar , devemos trabalhar em conjunto, “sonho eu se sonha só é só um sonho , sonho que se sonha junto se realiza” já dizia o poeta. Por isso o trabalho em rede.
Amigo leitor, sabia que ano passado na fiscalização feita na prestação de contas dos municípios , teve prefeito que disse para um de seus “babões” ; Rapá daqui a alguns anos ninguém quer ser prefeito, ate pra comprar uma caixa de fósforo vai ter que prestar conta!
Eles são obrigados a prestarem conta do gatos na prefeitura, mais como a maioria da população não sabe disse e não cobra, acontece a corrupção. Esse é o paradigma que devemos ter, um caminho de controle sócia.
Hoje a população esta saindo de um momento histórico de escravidão para uma época de democracia participativa e Cidadania, se bem que ainda esta longe de ser chamada de democracia mas, já temos pequenos exemplos : parafraseando o presidente Lula , “ Nunca na história desse pais você ouviu falar em vereadores, prefeitos , juízes e até desembargador ser preso “, tudo bem que a maioria sai depois de uns dias, mais já é um começo que com o passar do tempo e a resistência de pessoas como essas que estão se reunindo não só aqui em São Mateus mas , em todo o Brasil, que querem criar uma sociedade de fato de Direito e de Cidadania.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.