Temporadas das chuvas, a dengue se torna uma ameaça para a nossa Saúde.


Como chegou o início das temporadas das chuvas, a dengue se torna uma ameaça a saúde no Brasil e, particularmente, em São Mateus . Apenas uma picada do mosquito pode acabar com toda a diversão.
É transmitido por duas espécies de mosquitos: Aedes aegypti e Aedes albopictus. Eles picam durante o dia, diferente do mosquito comum (Culex), que tem atividade a noite. Além de transmitir a dengue, o Aedes aegypti transmite também a febre amarela.

O tipo mais perigoso de dengue, chamado de hemorrágica, está se tornando cada vez mais comum. Antes, a dengue hemorrágica acontecia quando a pessoa era infectada pelo vírus da dengue pela segunda vez. Agora, está ficando comum a pessoa ser contaminada a primeira vez logo pelo tipo mais perigoso, que causa problemas na coagulação do sangue. E tudo isso porque o vírus da dengue está passando por mutações que o deixam cada vez mais perigoso.

Proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações em qualquer coleção (pneus, caixas d'água, vasos de plantas etc). As bromélias também podem servir como criadouros, pois elas acumulam água no seu interior.

Os sintomas mais comuns são: manchas na pele, enjoô, vômitos, febre, cansaço, dor pelo corpo.

Para prevenir a proliferação do mosquito, deve-se então: sempre deixar a caixa d'água fechada, guardar garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo, colocar areia nos pratinhos das plantas. Afinal, não queremos ir pra esse Pronto Socorro da cidade. Por isso é melhor prevenir!

1 comentários:

Anônimo disse...

o pior é que esse ano parece que tem mais murisoca que nos anos passados, tem D++++++ e cadê o fumacê ? para elo menos amenizar ?
a saúde é ruim em todo Brasil mas parece que em São Mateus falta olhar carinho saber que são pessoas seres humanos que sofrem, esquiecer lado politico, vejo muito erros do lado da prefeitura e da oposicção , vim só passar uns dias na minha terra mas a amo muito e tenho pena desse povo sofrido;

Ass. Carlos da Silva

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.