Mais de 20 assaltos e 2 assassinatos em menos de um mês.






Por: Cleyton Ferreira Lima


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009
FRATERNIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA
“A paz é fruto da justiça” (Is 32, 17)
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

• É uma campanha que começa na quaresma, ( na quarta feira de cinzas logo após o carnaval) da Igreja Católica do Brasil, mas que se uni a outras denominações e sociedade em geral , para temas atuais.
• A CF (campanha da fraternidade) é especialmente manifestada na evangelização libertadora,
– Clama a renovar a vida da Igreja
– A transformar a sociedade,
– A partir de temas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus.
Independente da fé do leitor essa campanha é um instrumento para que todos participe, a CF 2009 que tem esse tema tão atual, mostra a preocupação da sociedade de modo especial para nós da cidade de São mateus que vivi um momento de grande violência e (in) segurança . A CF tem como principais eixos; Chamado à conversão, incentiva a prática de gestos concretos de fraternidade, transformando situações injustas e não cristãs, Atualizadora da mensagem de Cristo
É hora de suscitar o debate sobre a segurança publica em São Mateus e cultivar uma cultura de paz. Para isso todos devem se empenhar , convido primeiro se indignar e se sensibilizar com a causa , depois nos mobilizar para que juntos possamos sair desse caos que já chegou nossa pequena cidade.
• A situação esta tão complicada que já foram mais de 20 assaltos e 2 mortes essas, por motivos fúteis tudo em menos de um mês , sem contar aquelas que ninguem fica sabendo. As ruas com pouca iluminação a princípio seriam os alvos dos assaltantes que furtavam : celulares , bicicletas e dinheiros das vitimas , mas como não se tinha ( e não tem) um efetivo policial melhor e viatura , os assaltantes migraram também para o centro da cidade, onde inúmeros comerciantes foram vítimas durante o dia e a “boquinha da noite” [entre as 18 a 20h] assim como alguns clientes que estavam nos estabelecimentos. Mas diferentemente de alguns formadores de opinião que falam na cidade e querem que a população pague duas vezes por segurança publica , já se pagam imposto e ainda querem "vaquinha" para ajudar a Policia . Devemos é cobrar das autoridades e se tornar também colaboradores em outro sentido como denunciar possíveis criminosos, uxiliar a policia em campanhas cidadãs entre outras .
• O Governo do Estado esse sim atreves da sua Secretaria de Segurança Cidadã, é responsável legal pela Segurança Pública . Deve-se pressionar o Governador tanto pelo responsável do Município senhor Rovelio como por nos Sociedade Civil, seria oportuno se fazer uma Audiência Publica com representes da Secretaria supracitada, como também com autoridades do município e Judiciário local, mas que tenha espaço para que o povo seja ouvido por esses representantes. Vale lembrar que já foi feito algo nesse sentido no ano passado, é infelizmente Jose Henrique (na época delegado de São Mateus) nem Rovelio (prefeito) nem mesmo Marco Aurélio (juiz da comarca) foram ao ato publico. Por que?
• Quanto à prefeitura municipal deve se efetivar urgentemente a guarda municipal essa sim é obrigação do Prefeito e já esta em lei aprovada pelos vereadores, só falta o “coronel” Rovelio por em pratica.
Estaremos juntos nessa luta apartidária e de cidadania para uma cultura de paz para nosas cidade. A partir da quarta feria de cinzas se Deus quiser, estaremos pontuando mais sobre a CF 2009. Iremos mostrar que violência vai amais alem de assaltos e mortes que Também devem ser discutidas.
obs: Secretaria de Segurança Cidadã do Maranhão: http://www.sesec.ma.gov.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha, realmente o momento é crítico, a Segurança em nosso município está um "CAOS" total, se faz necessário que sejam tomadas medidas urgente por parte das autoridades competentes para coibir essas violencias que assolam nossa cidade,temos que acabar com esse jogo de "empurra", e quando digo autoridades competentes, deve-se de alguma forma pressionar o governo do Estado, que é o responsável constituicional pela segurança pública, mas também que as autoridades locais, como: Camara Municipal, o Gestor Municipal, o Ministério Público, a Associação Comercial, STTR e várias entidades representativas, devem se mobilizar, como disse o Cleyton, fazendo urgentemente uma Audiencia Pública, para discutir o assunto, que se não for coibido com rigor vai ficar complicado de conviver nesta cidade com tanta insegurança.
Para tanto, precisamos de uma resposta urgente do novo Delegado da cidade, que já deu algumas entrevista, mais pelo visto não quer cair em campo, ele espera que a população passe informações dos bandidos para ele ir atrás, ora é papel da policia civil efetuar as investigações, fazer as diligências, e a policia sabe onde se escondem os bandidos, porque não vão prendê-los.
A Policia Militar precisa fazer Blitz constantes de armas em São Mateus, com certeza se assim o fizesse iria apreender um arsenal de armas, de que tem medo? É preciso desarmar todos que não podem andar armados, esse seriam um passo importante, mais estão omissos, estão fazendo só o feijão com arroz, e é pouco. Esperamos mobilização e inciativa dos Vereadores que são os verdadeiros representantes do povo de São Mateus, nesta causa. Abraço. e me aguarde mais vezes. Marcelo Aguiar

Unknown disse...

Grande Marcelo Aguiar, é sempre um prazer ver e ler seus comentarios, obrigado e fique a vontade. creio que logo logo essa audiencia pública sai.

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.