PF: Grampo de Sarney e Fernando vaza para o You Tube

por Mateus Costa

O trecho do diálogo por telefone entre o senador José Sarney e o filho, o empresário Fernando Sarney, que consta nas investigações da Polícia Federal vazou para a internet, através do site You Tube. A gravação legal realizada pela PF tem pouco mais de três minutos e foi substrato de matérias em vários meios de comunicação locais e nacionais.


Trechos do grampo da PF:

Sarney – Meu filho, esse negócio que eu li hoje do filho do Aderson Lago e do Aderson Lago, meu filho, esse sujeito foi muito cruel com a gente (…). Escreveu outro dia aquele artigo me insultando de uma maneira brutal. Vamos botar isso na TV.
Fernando – (…) não sei por que essa pressa. Fiz isso desde o começo, consegui os documentos.
Sarney – Eu vi hoje no Walter Rodrigues (que mantém um blog voltado para a política maranhense)…
Fernando – Viu não, foi vazado propositadamente (…)
Sarney – Põe na TV. Manda botar o destino do dinheiro recebido (…)
Fernando – O cara já está aqui, da Globo (…)
Sarney – Falou com ele isso, não?
Fernando – Falei com ele, mostrei tudo (…). Mas calma, não precisa pressa, não precisa pressão.
Sarney – Pressão, não rapaz.
Fernando – (…) Passei para o Sérgio (não identificado), tô soltando no jornal pouco a pouco, a
vazada foi proposital (…).

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Confira o áudio do grampo no link: http://www.youtube.com/watch?v=ivgnuP1hbMY

Acompanhe a reportagem veiculada em O Imparcial, na última segunda-feira:

SÃO PAULO - O senador José Sarney (PMDB-AP) e seu filho Fernando Sarney aparecem em uma escuta legal da Polícia Federal discutindo o uso de duas empresas do grupo de comunicação da família para veicular denúncias contra seus rivais do grupo do governador Jackson Lago (PDT).

É o que mostra a reportagem de Leonardo Souza e Felipe Seligman, publicada ontem na Folha de S. Paulo.

Eleito presidente do Senado, Sarney e Lago travam uma batalha política no Maranhão. O governador do Maranhão também é acusado pelo grupo de Sarney de utilizar a mídia local para atacá-lo.

A PF realizou os grampos durante a operação Boi Barrica, que apura movimentações financeiras de empresas da família Sarney no período eleitoral de 2006.

Em um diálogo registrado em 17 de abril de 2008, o senador e o filho, tratam de uma denúncia publicada num blog do Maranhão (o do jornalista Walter Rodrigues) contra Aderson e seu filho, Aderson Neto.

Na conversa, Sarney manda Fernando levar ao ar na TV Mirante (de sua propriedade) uma reportagem sobre o caso, ressaltando que Aderson o insultou de “maneira brutal” num artigo.

Fernando dá a entender ao pai que foi ele quem vazou a informação ao blog e que estava preparando reportagem sobre o tema tanto na TV, como no jornal da família (O Estado do Maranhão).

Ao tratar do insulto sofrido, possivelmente, Sarney se referia a um artigo publicado por Aderson no Jornal Pequeno e em O Imparcial, em 15 de maio de 2007.

No texto, Aderson chamou Sarney de “velho oligarca” e disse que luta contra o grupo do ex-presidente desde 1990, tendo feito “algumas denúncias que mais incomodaram naquele que desejou ser o dono do Maranhão”

Segundo o blog, Neto teria se envolvido em desvios de recursos públicos de convênios firmados entre a Prefeitura de Caxias e o governo estadual.

Os veículos de comunicação da família Sarney são a TV Mirante - afiliada da Rede Globo - e o jornal “O Estado do Maranhão”. Como as emissoras de TV são concessões públicas, a lei 4.117/62 proíbe seu uso para fins políticos. Procurado pela Folha, o senador não quis se manifestar sobre o assunto.

O suposto vazamento de informações pela agência seria sobre a Operação Boi Barrica, em que a PF investiga a possibilidade de uma empresa de Fernando Sarney estar envolvida com esquema de financiamento ilegal na campanha eleitoral de 2006.

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.