Quem já comeu Gongo de Coco Babaçu?




Sempre me chama a atenção a importância do cotidiano, do aparentemente trivial para a compreensão da sociedade. 
Hoje num domingo quente e de um sereno( no sentido de chuvinha) eu lembrei da minha infância, meus pais foram lavradores por muito tempo e sempre traziam coco Babaçu para mim e minha irmã, e sempre em um desses encontrava os gongos, que é : O bicho-do-coco (Pachymerus nucleorum) é uma larva da família dos bruquídeos. Possui ampla distribuição brasileira, que se desenvolve no interior do fruto de várias palmáceas, como o babaçu, o coqueiro, a carnaúba, entre outras. Também é conhecido pelos nomes de gongo.  
Não sei como vocês chamam no Sul, mas aqui no Maranhão nós chamamos de gongos. Eles são gerados dentro dos bagos do coco babaçu, muito comum por aqui. Nós pelo menos costumamos fritar os bichinhos e fazer farrofas, fica muito gostoso. Algumas pessoas acham nojentos, mas na verdade essa larvas são limpinhas por que elas, como já disse, são geradas dentro do bagos do coco, portanto não tem nada de nojento. Delicias de meu Maranhão. De alguma forma representa nosso Estado o pobre que sobrevive comendo os “gongos” do Maranhão, as quebradeiras de Coco que lutam para dar o “dicomer” de suas crias, e descobre os gogos como sinal de mais um aperitivo, aperitivo esse, que se fosse de terras lá de cima do mapa, seria uma fortuna, mas como surge no Maranhão não se descobre o seu valor.  

16 comentários:

Unknown disse...

Olá, amigo durante a leitura do texto em questão, tive a sensação de está de volta ao tempo onde eu e meus irmãos fadiamos a mesmo coisa que vc, descrevel no seu depoimento. Era sempre motivo de muita alegria quando a minha mãe saia p/ quebrar cocô babaçú, onde colhiamos os gongos p/ fazer farofa c/ os mesmo após fritalos até ficarem crocantes. Esse bichinho é mesmo uma maravilha, quando conto p/ meus filhos a minha istória eles ficam totalmente inojados c/ a situação.

Graciete do Maranhão disse...

Ah! que delícia, comi muito quando era quebradeira de côco, pois a situação estava tão ruim q não tinhamos o q levar para comer no mato onde pegávamos o babaçu para quebrar, levavámos pra casa pra fazer a farofinha para os pequenos comer. Pra vc ter idéia eu comia cru e achava uma delícia.
Adorei seu comentário, realmente esse bichinho merecia um estudo mais aprofunda, pois com certeza vitaminas devem esta presentes. Xeiros

=] disse...

Ja comi e sempre que tenho oportunidade,eu como.

fancisco disse...

Faluo amigo, nos ja comemos qdo. crianças no interior do Pi.O gongo frito é ótimo pena que hoje as crianças só querem saber do veneno coca cola.Isso é grave mais é a realidade.Um abraço de um amigo que mora em São Paulo atualmente mais não esquece a zona rural o Pi. e o Ma. ende nos ja meramos em Codó uma epoca.

fancisco disse...

Quanto aos gongos foi na nossa epoca de crança se comia uma paçoca de gongos fritos. E nós tinhamos aquela alegria e satisfação o qual as crianças de hojo não conhecem nem a natureza e nem as coisas que a natureza produz a unica coisa que conhecem são os inlatados como: Coca e outros venenos. Fato é que hoje sa crianças já estão todas ou em sua maioria ja estão fora do peso: ex: não se brica ,não correm, não nadam, não se sobem em árvores, etc.Essa é a realidade, viva nossa infancia e adolescencia.

Anônimo disse...

Esse bichinho é muito gostoso, me lembra minha infância quando ia passar férias em Montevidéu, zona rural de Gov. Eug. Barros. Minha tia que era quebradeira sempre trazia bastante no final da tarde quando voltava do mato com seu cofo pendurado no machado sobre os ombro. Aí era só fritar e comer com farinha.

Ariel. disse...

Leia
Levíticos 11 (numero grande)
versículos 1 ao 47

1 Falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
2 Dizei aos filhos de Israel: Estes são os animais que podereis comer dentre todos os animais que há sobre a terra:
3 dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, o que rumina, esse podereis comer.
4 Os seguintes, contudo, não comereis, dentre os que ruminam e dentre os que têm a unha fendida: o camelo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo;
5 o querogrilo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo;
6 a lebre, porque rumina mas não tem a unha fendida, essa vos será imunda;
7 e o porco, porque tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, mas não rumina, esse vos será imundo.
8 Da sua carne não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; esses vos serão imundos.
9 Estes são os que podereis comer de todos os que há nas águas: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esse podereis comer.
10 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo réptil das águas, e todos os animais que vivem nas águas, estes vos serão abomináveis,
11 tê-los-eis em abominação; da sua carne não comereis, e abominareis os seus cadáveres.
12 Tudo o que não tem barbatanas nem escamas, nas águas, será para vós abominável.
....
Leia o restante, por favor em sua biblia.
Comer animais imundos não agrada a Deus.

Fernanda disse...

Minha mãe sempre contou que comia gongos que havia dentro do coco. Eu sempre achei estranho, mas resolvi pesquisar e encontrei este depoimento. Ela relembrou sua infância ao ler e constatei realmente que era verdade!!!
Muito interessante!!!

gaby disse...

já comi uma vez, mas não era esse nome, se eu não me engano chamavam de moçolondromo ou algo parecido, eu comi lá no Ceará na csa da minha vó, comi cru, o gosto é bom, só q é dificil comer sabendo q é quase q uma minhoquinha

gaby disse...

já comi uma vez, mas não era esse nome, se eu não me engano chamavam de moçolondromo ou algo parecido, eu comi lá no Ceará na csa da minha vó, comi cru, o gosto é bom, só q é dificil comer sabendo q é quase q uma minhoquinha

Tassi disse...

Ariel isso foi no antigo testamento Jesus veio e mudou tudo sobre isso
ELE quebrou toda lei que tinha sobre nós não vivemos mais pela lei mas sim pelo sangue de Jesus leia a biblia voce tamben

Unknown disse...

verdade hoje nossos filhos vive no ceu quantas vezes comi esse bichinho e era uma delicia era nao, e uma delicia fui no marenhao esse ano eu mesmo fui quebrar coco so pra eu come o gongo

Unknown disse...

gente o gongo e um adelicia comia muito meus pais trazia do mato pra eu com meus irmaos fazer uma faforofa e comer esse ano fui la no maranhao eu mesmo quebrei coco pra pegar o gongo pois tenho saudades de comer adoroooo!

Unknown disse...

Sou cearence mais ja comi o gongo e adorei

Unknown disse...

sou cearence mais ja comi o gongo e gostei muito
Exotico

Unknown disse...

sou cearence e ja comi o gongo e gostei muito exotico

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.