Memória às vítimas de violência e construir uma cultura de paz.











         O encontro que aconteceu hoje no salão paroquial de São Mateus do Maranhão, com assessoria do psicólogo Ítalo Gondim,  veio somar forças a ação que a comunidade católica esta construído, a vivencia  de um “Ano dos Mártires” 10 de janeiro de 2011 - a 10 de  janeiro de 2012. No intuito de visitar as famílias envolvidas em casos e violência  e construir uma cultura de paz, na oportunidade do Martírio do Pe. Mauricio.
         No inicio do dia, Pe. Valdecy Leitão ponderou sobre a o que é violência, os tipos, e dados dela em São Mateus. Em Seguida psicólogo Ítalo Gondim, falou sobre a temática, assim como a questão das drogas e a violência. Por fim foi feito alguns encaminhamentos:
         Cada comunidade (bairros) junto com grupos, pastorais e movimentos, devem estudar com calma, e sabedoria as visitar as famílias atingidas pela violência, que deveram ser feitas de preferência em duplas, com pessoas já acostumadas com visitas.
         O relacionamento dessas visitas não é com dados anônimos, mas com pessoas e nomes, com memória e historias, com feridas e sentimentos, e é com um jeito solidário, humano e cristão de nosso povo que iremos nos aproximar dessas famílias.
         O propósito dessa ação é visitar as familiais de vitimas bem como de quem à praticou, em atitude de escuta, com propósito de levar aliviou, conforto e solidariedade.
        Indo ao encontro dessas famílias, fomentaremos a reconstrução de laços mais humanos e visando, onde for possível a reconciliação.
         Uma cultura de Paz é possível.



0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.