Há mais de 20 dias falta merenda escolar em Escolas municipais de São Mateus do Maranhão.


          
 Lembra daquele tempo que os "meninos"  só frequentavam a escola quando tinha merenda? Parece que esse tempo voltou em nossa cidade.
A falta de merenda nas escolas municipais de São Mateus do Maranhão está preocupando professores e alunos.  Sem merenda, a maioria dos alunos está deixando de freqüentar a sala de aula e os que vão, pedem para sair mais cedo porque não agüentam ficar com fome, e algumas escolas estão despachando os alunos antes do tempo. Segundo alguns professores, há pelo menos 20 dias que as dispensas que não tem merenda nas escolas.
A Secretaria de Educação de São Mateus até o presente momento não se pronunciou.
Vale lembrar que muitos professores não podem se identificar porque temem represálias, ações típicas de governos ditatoriais com o de São Mateus do Maranhão.
Embora não haja merenda nas dispensas escolares, os professores asseguram que a verba para a compra dos alimentos vem direto do Ministério da Educação. A situação em todo o Município é crítica. Agora é a hora dos vereadores fiscalizar (papel principal dos vereadores) as escolas municipais e constatar essas denúncias.
Pondero que no município tem uma nutricionista paga pelo prefeitura trabalhar na merendar escolar,   existe um conselho municipal da merenda escolar que deveria fiscalizar a merenda do município, e pelo visto assim como os outros conselhos municipais esse não se reúne também.
A prefeitura poderia se defender dizendo que a culpa é dos fornecedores  que não cumpriram o prazo de entrega. Mas na verdade a merenda deveria ser comprada aqui em São Mateus, de preferência frutas e verduras com a Compra Local e dos pequenos agricultores. O que de fato também não existe. É só ver os produtos que são feitos as merendas nas escolas do município.
É uma situação de descaso com nossas crianças que estudam nas escolas públicas municipais de São Mateus do Maranhão.
É de responsabilidade do Conselho Municipal da Merenda, do Ministério Público e dos vereadores a fiscalização do que os estudantes comem durante a merenda escolar.






0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.