Polo do Programa Darcy Ribeiro (Uema),de São Mateus recebe curso de Educação Ambiental





Foi realizado entre os dias 27 e 29 de abril, no Polo de São Mateus do Maranhão o primeiro modulo do curso de aperfeiçoamento em Educação Ambiental.
         O curso foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental em Unidades de Conservação do maranhão (GPEAMA), que desenvolve várias atividades de pesquisa e extensão na área de Educação Ambiental formal e não formal em Unidades de Conservação do Estado. O GPEAMA é vinculado ao Departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Campus Paulo VI) e é registrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq.
      O primeiro modulo do curso teve como tema “Educação Ambiental sob a ótica da legislação federal e estadual” e foi direcionado a estudantes de graduação e visa debater a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA, Lei n. 9.795/1999) e a Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA, Lei n. 9217/2010), bem como o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (MP 098/2011).
       Segundo a coordenadora do grupo de Pesquisa, professora Dra. Raimunda Fortes “a ideia do curso de extensão surgiu pela necessidade de oferecer formação voltada para a integração de profissionais e estudantes que atuam em Educação Ambiental para debater, interpretar, agir e avaliar os fenômenos da EA em Unidades de Conservação no Estado, atendendo assim aos pressupostos da legislação federal e estadual que exigem que a Educação Ambiental seja trabalhada em todos os níveis de ensino e comunidade em geral”.
       O evento contou a presença dos acadêmicos de todos os cursos do Darcy, bem como de outras Instituições de Ensino Superior, que desenvolveram diversas atividades, dentre as quais um projeto, que no final do terceiro módulo do curso de aperfeiçoamento será divulgado em forma de livro.
      Para a acadêmica do curso de Ciência / Biologia, Juliana Rodrigues o primeiro módulo do curso de aperfeiçoamento “foi uma oportunidade de conhecer melhor sobre educação ambiental e suas leis estaduais e federais. O conteúdo trabalhado pelo GPEAMA serviu para pensarmos sobre como os seres humanos devem compreender que o ambiente saudável é importante para a qualidade de vida no planeta”.
      O segundo módulo será realizado no mês de julho.


http://www.pdr.uema.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.