Missa do Grito dos Excluídos em São Mateus do Maranhão!




O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. O Grito dos(as) Excluídos(as), como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:

  • 1. denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
  • 2. tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
  • 3.    propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.
Em 2012 o Grito dos(as) Excluídos(as) traz como tema: “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”

Em São Mateus um gesto simples mais significativo foi uma missa na manhã do dia 7 em frente a uma escola pública municipal que há tempo sofre com o descaso do poder público.
Há mis de 4 anos  moradores da Avenida Rodoviária denunciaram  ao Conselho Municipal de Saúde com as presenças do secretário de obras e do secretário de saúde, para tratar sobre esse caso que é uma verdadeira lagoa de esgoto a céu aberto que fica em frente a Escola Municipal Ney Braga entrada da Rua Cristo Rei que dá acesso à Delegacia de Polícia, a Igreja Matriz e ao lado dos Correios, a onde se foi prometido a resolução do caso, até hoje nada foi feito.

A promessa seria uma limpeza e alargamento do esgoto que vai desde o Farol da Educação até os Correios e no local preciso da 'lagoa' seria feito uma drenagem para que não se formasse uma nova lagoa.
O “grito” não foi especificamente sobre esse caso, mas o gesto simbólico de ser exatamente no local, mostra que realmente precisa-se gritar e clamar por saneamento básico em nossa cidade. 

0 comentários:

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.