Miltinho Aragão responde e-mail (entrevista) do blogueiro Jonatas Carlos


Miltinho Aragão responde e-mail (entrevista) do blogueiro Jonatas Carlos.

Miltinho Aragão
Miltinho Aragão responde e-mail (entrevista) do blogueiro Jonatas Carlos, devido ao amigo Jonatas não ter atualizado ainda seu blog, é que o mesmo está em São Paulo a trabalho. Assim,  tomei a iniciativa de postar aqui as respostas da entrevista feita por e-mail com Miltinho Aragão.

Quem é Miltinho Aragão por Miltinho Aragão?

Resposta: Sou Advogado militante há 15 anos; formado na Universidade Federal do Maranhão, igualmente formado em Comunicação Social na mesma faculdade, com habilitação em Radialismo, tendo trabalhado na TV Difusora como repórter e nas Rádios Educadora, FM Universidade e Rádio Imperatriz, de Imperatriz; na Advocacia fui chefe por vários anos da Procuradoria Administrativa na Prefeitura de São Luís no governo do Dr. Jackson Lago, fui Procurador Geral dos Municípios de Coroatá e de Timbiras; Assessor jurídico da Comissão Pastoral da Terra - CPT, advogado de diversos Sindicatos de Trabalhadores Rurais no interior do Estado; fui advogado da FETAEMA; atualmente advogado dos Municípios de Pedreiras e Monção e dos diversos processos em que envolvem a tumultuada e vexatória eleição de São Mateus conduzida desastradamente pelo Juiz Marco Aurélio Barrêto Marques, evidentemente com a importante ajuda de outros companheiros, especialmente dos Doutores Daniel Leite, Ricardo Lins, Vanderley e Flávio Dino.

1. Nas eleições de 2008, a vitória foi lhe tirada por uma diferença de 22 votos. A que fatores você atribui o resultado?
Resposta: A fraude na urna da juçareira foi o fator preponderante, mas tiveram outras razões, outras fraudes, a corrupção eleitoral que consistiu no uso desebnfreado de recursos públicos pelo Prefeito cassado; mediante distribuição de camisas, empregos, canoas, cestas, combustível, uso da TV local em proveito da candidatura; evidente que todo esse abuso causou um desequilíbrio na disputa, tudo isso com as bênçãos ou omissão do juiz da Comarca que fazia vistas grossas para todos estes crimes do coronel. É preciso dizer mais?. E mesmo assim ainda perderiam a eleição. Tiveram assim que fraudar a urna da juçareira depois das 5 da tarde para passar 22 votos; 

2.Tenho como pensamento próprio sobre o Poder Judiciário Maranhense "uma fábrica de injustiças" penso assim pelos desastrosos desempenho da justiça. O fato de você ser um anti-sarney, está lhe dificultando seu progresso no embates judiciais no que diz respeito às eleições de 2008?
Resposta: Se eu fosse Sarneyzista você tem alguma dúvida do resultado destes processos? Infelizmente no Maranhão é assim, o político acaba influenciando as decisões jurídicas. Lembra que o Ricardo Murad disse em alto e bom som, ao público, em uma das cassações e concessão de liminar de que enquanto ele e a Roseana tivessem no governo ninguém cassaria o Rovélio? O que serviu para cassar em São João Batista, Jenipapo dos Vieiras, Água Doce, Barreirinhas, São Francisco do Maranhão, não serviu para cassar em São Mateus, e que não venham fazer defesa em dizer que nestes casos haviam provas robustas e coisas do gênero, posto que você encontra no processo 462382659, AIME, Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, São Mateus, todas as situações destes processos juntos, repito, juntos, e ainda com maior gravidade. A situação de São Mateus é mais grave do que todos eles, é um escândalo, infelizmente no Maranhão é assim.

3. Um episódio inesperado marcou a história de nossa cidade no dia 7 de outubro de 2008. Você foi acusado de ser líder daquela barbárie. O que você diz a respeito desta acusação e quais foram seus principais acusadores na justiça?
Resposta: A revolta popular foi o reflexo das injustiças sofridas por nós em toda campanha, foi uma espécie de desabafo coletivo, o povo de São Mateus é muito pacífico mas não agüentou tanta injustiça, vistas a olhos nus, com um juiz fazendo parte dela, o mesmo que por dever legal devia coibir os abusos. Daí, o povo se arvorou de justiceiro, lamentável, mais isso só acontece quando o coletivo não acredita mais nas instituições, quando não tem a quem se socorrer, foi o que penso que aconteceu na cabeça de milhares de pessoas que foram as ruas naquele dia e marcou para sempre a história política da cidade. Até hoje a população em sua maioria não aceita o resultado, posto que motivado por uma série de irregularidades, o coronel é um prefeito cassado várias vezes e ilegítimo, embora permaneça no cargo por métodos questionáveis. Não tive qualquer participação no episódio, foi à espontaneidade popular, me investigaram, grampearam meu telefone, pressionaram testemunhas, trouxeram a polícia civil da capital e a polícia federal para investigar e nada ficou comprovado contra mim, nada.  

4.Você sempre diz que um dos principais problemas nos processos eleitorais que tramitam na justiça é a pessoa do Juiz Dr. Marco Aurélio. Explique melhor esta situação?
Resposta: O juiz foi o principal causador de todos os problemas, sem dúvida nada disso teria ocorrido não fosse à desastrada condução das eleições por ele. O Desembargador José Joaquim Figueiredo no último julgamento no TRE chegou a perguntar se não havia juiz e promotor em São Mateus quando das eleições de 2008? repito, foi o Desembargador quem perguntou. Ora, se o próprio Desembargador, um membro do Tribunal Eleitoral do Maranhão, corregedor daquele Tribunal, depois de ver os autos, faz este grave  questionamento, o que não pergunta e pensa o povo de São Mateus sobre as eleições conduzidas pelo juiz Marco Aurélio?

5. Sobre a aliança com Genilson Alves, há de fato um rompimento entre vocês  dois? Qual a atual situação desta aliança?
Resposta: Não há motivos para rompimento, talvez seja este o desejo de adversários ou de quem pense a política com o umbigo. Fizemos uma parceria muito forte para ganhar as eleições de 2008 e ganhamos, a tática deu certo, infelizmente nos tomaram as eleições com diversos artifícios, fato do domínio público. Passamos dois anos de intensa luta para ter nossos mandatos de volta, quase perdi a própria vida, me dediquei a exaustão, buscando garantir o voto que o povo nos confiou, até conseguimos cassar o coronel por três vezes mas o resto da história todos sabem, então estamos integrados por uma história muito forte e bonita, inesquecível até, são milhares de pessoas que nos apóia e deseja  nos ver na Prefeitura o mais breve, pensar o contrário é frustrar muita gente, é andar para trás, penso que temos que ter maturidade política e seguir em frente, a Prefeitura nos aguarda, é questão de tempo, depois dessa tarefa cumprida poderemos pensar em outros vôos, tudo em seu tempo.
6. Qual a análise que você faz sobre a histórica vitória da oposição nas eleições deste ano num contexto municipal? (o fato da derrota de Roseana Sarney) O que contribuiu para este resultado?
Resposta: Foi uma espécie de tira teima das eleições de 2008, o povo deu a resposta do que já sabíamos - nos roubaram a eleição, o coronel levou uma surra vexatória, seus candidatos tiveram votações inexpressivas diante do poderio estadual e municipal juntos. O Tatá Milhomem sequer se elegeu, o federal foi o terceiro colocado e a Roseana nunca tinha perdido em São Mateus, desta feita perdeu, a população mandou um recado para 2012, é só não perdermos o rumo, agir com grandeza de espírito, não se deixar levar pelo canto da sereia e por aves de rapina de plantão que querem dividir o grupo, é agir com humildade e serenidade que chegaremos lá. Os votos de cada lado ficaram bem delineados, é só fazer a soma. Não é difícil enxergar este quadro, basta ter visão e juízo. 

7. São Mateus praticamente parou depois da reeleição do Coronel Rovélio, não se vê sequer a continuidade das obras federais que o CASSADO pregava em palanques eleitorais que iria inaugurar antes das eleições de 2008. Como você analisa a situação atual de nossa cidade e quais as propostas de soluções para estes problemas?
Resposta: São Mateus é uma cidade sem projeto, tudo funciona mal. Falta água nos bairros, a saúde é de péssima qualidade, a educação também é de péssima qualidade, nenhum trabalho para ser melhorado está sendo realizado, os jovens não tem esporte, não tem lazer, não tem cursos profissionalizantes, formação de mão de obra pelo município não existe, ou seja, é uma cidade sem prefeito. Uma cidade que tem a cara do coronel, aí você imagina como é. Temos que fazer quase tudo ao chegar a Prefeitura, será uma tarefa muito árdua para mudar a cara desta cidade que amamos, uma mudança grande, um governo compromissado com mudanças radicais, chega de mesmices e corrupção.   
8. Como você se sentiu no Tribunal Regional Eleitoral ao ouvir juízes dizerem que as provas existentes no processo não eram suficientes para cassar o coronel, enquanto o Relator do processo votou pela cassação, alebgando diversos crimes eleitorais? ainda apoiado no parecer da Procuradora Eleitoral, isto após três cassações por juízes diferentes?
Resposta: Fiquei muito triste, me retirei em protesto, não suportei ouvir tamanha asneira jurídica até o final. Vejo que não basta ter um bom direito, sinto-me desprotegido, com a sensação de não ter a quem reclamar, a gente imagina estar vivendo num Estado Democrático de Direito, mas na prática é muito diferente, o compromisso com a verdade nem de longe é a prioridade, existem outras razões, é a banalização absoluta dos bastidores. Não fosse ainda o temor ao CNJ aonde cao quehegaríamos?
9. A mais recente noticia sobre o caso das eleiçeões de 2008 foi o resultado do laudo realizado pela Policia Federal na nota de combustível apresentada aos autos pela professora Fátima Lopes. O que você  tem a dizer sobre isso?
Resposta: A Polícia Federal é uma instituição que se pode confiar  neste país  chamado Brasil, tendo constatado que a assinatura constante na nota de combustível  periciada através de um exame chamado grafotécnico é mesmo do coronel Rovélio, confirmando o que todo o mundo já sabia, nós não tinhamos nenhuma dúvida disso, mas agora foi a Polícia Federal quem confirmou, dando robustez aos  depoimentos da corajosa e brava professora Fátima Lopes  e  do cidadão de bem Josivaldo, frentista do posto à época. Resta saber no julgamento deste processo o que que o Tribunal Regional Eleitoral vai fazer para desdizer o que a Polícia Federal confirmou. É aguardar e conferir mais esta...

10. E quanto a urna da juçareira, como está este caso?
Resposta: Já foi ao TRE, ao TSE, atualmente o processo está em São Mateus para julgamento, parado, tive a triste notícia pelos serventuários do cartório eleitoral que o juiz Marco Aurélio está escalado para julgar este processo. Já pensou? Qual a legitimidade e confiabilidade que este magistrado possui para julgar processos referentes as eleições de 2008 depois de tudo que aconteceu? Ele deveria usar o bom senso e se dar por suspeito, mesmo em homenagem a imagem do judiciário. O próprio corregedor José Joaquim já perguntou em plenário se havia juiz nas eleições de 2008 em São Mateus? o Juiz Roberto Veloso quando integrou aquele Tribunal fez questionamnetos que repercutiram no meio judiciário quanto a atuação deste magistrado nas eleições. É muito lamentável. Infelizmente é isso...

11.  Que mensagem você deixa ao povo de São Mateus e aos internautas que acessam esta página?
Resposta: De que apesar de tudo isso que estamos vivenciando, de todas estas reiteradas injustiças, não desistimos da luta, não nos calaremos diante das injustiças e dos malefícios. Tenho a consciência tranqüila do dever cumprido. A resistência se faz necessária, ainda que seja com o sacrifício pessoal de alguns. Mandela resistiu 27 anos no cárcere e saiu de lá um dia direto para comandar a libertação de um povo e a redenção de um país, mudou os destinos da África do Sul, sendo respeitado mundialmente, então, porque não resistir? Estou apenas fazendo a minha parte.

1 comentários:

francisco disse...

MILTINHO, VAMOS DEIXAR DE DEMAGOGIA. VC TBM DISTRIBUIU POÇOS,MATERIAL DE CONSTRUÇÃO,DINHEIRO,COMBUSTIVEL (ROUBADO),CAMISAS,PROMETEU EMPREGOS,TUDO FINANCIADO PELO GOVERNADOR DA ÉPOCA,DR.JACKSON LAGO,SEU ALIADO DE ENTÃO, E DOS COMERCIANTES QUE LHE APOIAVAM E QUE ATÉ HOJE ESPERAM RECEBER O QUE EMPRESTARAM A VC.VC FALAR DA URNA DA JUÇAREIRA PARECE PIADA. QUEM ERA A PRESIDENTE DA MESA DESSA SEÇÃO NO DIA DA ELEIÇÃO??UMA ALIADA SUA. E A POLICIA QUE FAZIA A SEGURANÇA DAS ELEIÇÕES FOI MANDADA P CÁ PELO GOVERNADOR PARA LHE APOIAR E ACOBERTAR TODO TIPO DE DESMANDO.E SEM CONTAR QUE NAS ELEIÇÕES ESTADUAIS VC E SEUS CANDIDATOS PERDERAM NOVAMENTE NA REFERIDA URNA O QUE PROVA A PREFERENCIA DA COMUNIDADE PELO PREFEITO ROVÉLIO.QUANTO AO FATO OCORRIDO EM 07 DE OUTUBRO VC SABE MUITO BEM DE ONDE A ORDEM PARTIU. SE VC TIVESSE INTERFERIDO JUNTO AOS SEUS "CORRELIGIONARIOS" NADA DISSO TERIA OCORRIDO. E JUSTIFICAR QUE A MAIORIA DO POVO ESTA REVOLTADA É EXAGERO DE SUA PARTE. NÃO ESQUEÇA QUE A MAIORIA VOTOU E ELEGEU O PREFEITO ROVÉLIO.TBM NÃO ESQUEÇA QUE OS DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS DO PREFEITO ROVÉLIO SOMADOS LEVARAM A MAIORIA DOS VOTOS. MAS O MAIS IMPORTANTE É: O QUE SEUS CANDIDATOS JÁ TROUXERAM DE BENEFICIO PARA SÃO MATEUS??QUAIS RECURSOS JÁ FORAM DISPONIBILIZADOS P CÁ??NENHUM.NADA.QUANTO A VC VIVER DENEGRINDO A IMAGEM DO JUIZ MARCO AURELIO, É DE IMPRESSIONAR. FALAR EM CORRUPÇÃO VINDO DE VC É ALGO ATIPICO.NÃO TENTE LEVANTAR FALSAS ACUSAÇÕES CONTRA NINGUÉM POIS VC NÃO TEM MORAL P ISSO.E SE O DR. MARCO IRÁ JULGAR O CASO DA JUÇAREIRA É PORQUE O MESMO FOI INOCENTADO DE TODAS AS ACUSAÇÕES FEITAS POR VC.E POR ULTIMO VC SE COMPARAR COM NELSON MANDELA QUE NÃO COMPACTUAVA COM VIOLENCIA E LUTAVA PELA LIBERDADE DE IR E VIR DE UM POVO. QUE NÃO MENTIA PARA SEU POVO EM BENEFICIO PROPRIO, QUE NÃO PRECISOU ENVOLVER-SE COM NEGOCIATAS E PROMESSAS QUE NUNCA CUMPRIRIA PELO SIMPLES INTERESSE EM SE ELEGER E UM POUCO DEMAIS DA SUA PARTE. TALVEZ PELA SUA FALTA DE HUMILDADE É QUE NUNCA VC CONSEGUIU CHEGAR AO PODER. POR ESSA PREPOTENCIA SUA É QUE VC FOI DERROTADO POR SEIS VEZES.SEJA MAIS HUMILDE SR. MILTINHO ARAGÃO.

Postar um comentário

Para fazer comentário use sua Contas do Google como a do gmail, orkut entre outros. Qualquer comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do seu autor.Comentários com palavras ofensivas e xingamentos serão excluídos.É livre a manifestação do contraditório desde citado o titular. De já agradeço.